terça-feira, 28 de julho de 2015

Decida sempre!



Naquelas verdades da vida que são passadas de geração, uma das mais inesquecíveis e cotidianas é que - Nossas decisões de hoje sempre refletirão amanhã. Não importa quanto tempo passe, todas as decisões que tomamos hoje, iremos encontrá-las amanhã. Elas somem ou se escondem com o passar do tempo, mas estão ali. É uma coisa que nunca vai embora. E nestes tempos desafiadores, somos forçados a fazer escolhas. Decisões apressadinhas, decisões demoradas ou aquelas que nunca saem tem o mesmo peso. A vida não dá opção, decidir ou não decidir é uma decisão do mesmo jeito. Desde uma má escovação hoje, que pode escurecer seus dentes amanhã ao casamento frustrado para o resto da vida – Decisões pequenas ou grandes trazem consequências boas ou ruins.
Eu listei aqui 4 coisas que devem ser consideradas em nossas decisões, antes que você decida só porque tem que decidir.

Sim e Não
Conforme os anos passam, há duas palavras que assumem uma importância cada vez maior – Sim e Não – Essas duas pequenas palavras tem um peso enorme na vida.

Não há uma decisão perfeita
Sua melhor decisão pode ser a coisa mais difícil a ser tomada e mesmo assim ainda deixar muitas dúvidas se realmente foi a melhor decisão a ser tomada. Não podemos esquecer que vamos tomar certas decisões, e que no meio dessas decisões teremos algumas decisões certas.

Não vai ficar mais fácil
Sua vida não vai ficar mais fácil só porque você decidiu – Talvez no primeiro momento seja a coisa que você mais vai se arrepender. Parece que quase toda escolha se torna complicado á medida que envelhecemos.

Parece simples, mas não é
Uma decisão parece simples á primeira vista, mas se você sentar e refletir um pouco qualquer decisão mesmo que pequena, pode atingir mais coisas de nossas vidas do que parece no primeiro momento. Uma decisão pode gerar muitas outras decisões.



5 Frases para ajudar você a refletir quando for tomar uma decisão!

“Confie no Senhor de todo o teu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.”
Provérbios 3:5 – Bíblia NVI

Nós fazemos nossas decisões, e em seguida, nossas decisões viram-se e nos fazem." 
- Frank William Boreham

Quando você não quiser decidir, também é uma decisão, decidiu continuar indeciso.
- Davi Oliveira

 “Cuidado com os adiamentos.”
- Ellen G. White

“Uma pessoa espiritualmente madura é alguém que consegue permanecer calmo não importa o que esteja acontecendo ao seu redor.”
- Joyce Meyer

Por Davi Oliveira

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ungidos, hein?





Salmos 105:15 "Não toqueis os meus ungidos".

Eu tenho ouvido e visto pelos meus anos de caminhada cristã dois grupos de pessoas quando o assunto é ordem e decência –  O primeiro grupo é o dos que por algum motivo tem medo de corrigir quem está na posição de liderança, esse grupo não concorda nem discorda – Eles simplesmente deixam a coisa rolar.  – Muitos lideres podem estar a caminho do inferno porque não são repreendidos. O segundo grupo é o que se beneficia dos que se calam – Se apegaram ao “não toqueis nos meus ungidos” como se eles fossem uma classe especial dentro do reino de Deus. Na verdade “não toqueis nos meus ungidos” é uma velha desculpa que tem sido usada por aqueles que conduzem o evangelho de sua própria maneira. São aqueles que se consideram ungidos intocáveis ou semi-deuses e se acham longe de qualquer correção ou repreensão – Na maioria das vezes são homens e mulheres que se perderam na fé e não podem mais suportar as coisas como sempre foram. Sim! Eles se sentem incomodados com a maneira correta das coisas e pouco a pouco ou escandalosamente tentam mudar as coisas sempre a seu favor. As Escrituras Sagradas nos advertem sobre esse tipo de gente;
 II Timóteo 4:3 “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;”

Mas será que esses ungidos sabem realmente o que estão falando? – Ou por qual motivo eles se intitulam ungidos intocáveis? – Eles tem base para isso nas Escrituras Sagradas?
A resposta é Não sabem o que falam, não sabemos por qual motivo se colocam num grupo exclusivo e não há base na Palavra de Deus para tal atitude. Pelos seguintes motivos:

• Qualquer cristão é ungido, se você tem o Espírito Santo isso já te faz um ungido;

2 Coríntios 1:21 “Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
22:O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”
Efésios 1: 13: ... “tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”

I João 2:20 “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.”

• Qualquer cristão independente da posição que exerça na igreja pode ser repreendido;
Nós temos a igreja de Éfeso sendo repreendida no livro do Apocalipse - Na carta posteriormente ao anjo da igreja.
Apocalipse 2:4 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5:Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”

I Tessalonicenses 5:14 “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros.”

• Todo cristão peca;
I João 1:8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
• Repreensão faz bem a pessoa;
Provérbios 10:17 “O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.”

Tiago 5:19 “Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
20:Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.”


• Se a pessoa ignorar a repreensão justa, algo está errado ali;
Provérbios 12:1 “O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.”

Provérbios 15:32 “O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.”

A Palavra de Deus nos dá base para repreender qualquer desvio – I Tessalonicenses 5:21 diz “Examinai tudo.” - Portanto não caia nessa de que só porque as coisas estão fluindo bem os erros devem ser ignorados. Não corrigir é o mesmo que fazer mal.
Nem todos são ovelhas; Há os lobos.
Nem todos são trigo; Há os joios.
Nem todos são verdadeiros; Há os mentirosos.
Nem todos são prudentes; Há os loucos.

Não corrigir é o mesmo que fazer mal. E se caso alguém queira se intitular ungido o suficiente a ponto de estar a parte para qualquer repreensão não esqueça de dizer "Não confunda as coisas ungido".

Por Davi Oliveira



sexta-feira, 17 de julho de 2015

Desmascarando a Ansiedade




                                              

Uma das coisas que a tecnologia nos proporciona principalmente na hora de ver um vídeo é o tal do botão Pause – Ele é ótimo, convenhamos. A vida também tem um botão de pause, e ele se chama Ansiedade. Se existe uma coisa nesse mundo capaz de paralisar, bloquear ou consumir a mente de uma pessoa a pensar numa situação sem interrupção nenhuma é a tal da ansiedade. Como um filme ela pode colocar na nossa frente uma situação que ainda não aconteceu ( e talvez nem aconteça). Direcionar os pensamentos para uma coisa só. Nesse desconforto causado pela correria da mente de buscar certezas, é impossível viver em tempos tenebrosos como esses sem fazer perguntas difíceis ou questionar mesmo que numa fração de segundos que estamos com um pé atrás quanto a providência de Deus. A ansiedade pode mexer na estrutura da fé e sufocar a confiança de qualquer cristão – Vale lembrar aqui que preocupação é algo natural e humano, mas ansiedade desregulada e fora de controle pode estar sugando sua vida. Apesar de que as pessoas tem apelado a remédios para controlar sua ansiedade, este não é um problema que apenas um comprimido feito sob medida pode resolver – É algo que envolve acima de tudo o lado espiritual humano. Infelizmente a igreja de Cristo tem ignorado a riqueza das Escrituras Sagradas em lidar com os problemas humanos, deixando uma exorbitante quantidade de cristãos serem afetados pela ansiedade e desespero sem receber uma palavra de esperança. Por isso é urgente que a ansiedade seja desmascarada e as pessoas direcionadas a lidar com seus temores corretamente. 



1.         Como a ansiedade é vista aos olhos de Deus
Com base no que Jesus disse sobre ansiedade não seria exagero inseri-lá numa lista de pecados.
Mateus 6:25 “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”
Repare que ele disse “Não andeis ansiosos” – isso é uma ordem para encararmos a ansiedade como algo a ser combatido como qualquer outro pecado. Ela se encaixa perfeitamente nas coisas que não convêm.
      I Coríntios 10:23 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm.”


2.         Ansiedade pode tornar-se um monstro destruidor de saúde
Ansiedade é uma tendência de manipular, controlar, antecipar o futuro, e está acima da preocupação -  Ela faz o  coração ficar desesperado por respostas. E isso não é bom  – Como a pequena raiva que pode crescer além do aceitável e natural e se transformar em ira – e consequentemente uma obra da carne(Gálatas 5:20),  Ansiedade é uma preocupação que se tornou grande demais e está fora de controle, podendo se tornar um monstro capaz de afetar nossa saúde com doenças como gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão e cefaleia, além de acelerar os batimentos cardíacos e dar uma sensação de estar sendo sufocado.

3.         Ansiedade é prejudicial a sua vida espiritual
A área que você está ansioso é uma ótima área para o diabo trabalhar. Ele procura ansiedade constantemente pelos seguintes motivos.
- Ansiedade vai diminuir sua vida de oração;
- Ansiedade vai diminuir sua confiança em Deus, e colocar sua fé na parede;
- Ansiedade vai fazer você escolher qualquer coisa que pareça solução;
- Ansiedade pode tapar sua visão para o que Deus almeja fazer;
Como dizia Charles Spurgeon "Ansiedade não esvazia o sofrimento de amanhã, apenas esvazia a força de hoje".

4.         Sofrer antecipado não quer dizer que vai acontecer
A imaginação as vezes é o perigo maior de cada ser humano. Imaginar isso ou aquilo que pode vir acontecer ( ou talvez não) não é a melhor e nem mais saudável forma de viver. Nós temos que de certa forma ser gratos por não conseguir prever o futuro tão abertamente. Ainda bem que Deus não nos deu o poder de ver o amanhã tão claro . As Escrituras relatam que Jesus passou pela experiência nada agradável de conhecer o futuro no Jardim do Getsêmani. Quando ele viu o cálice da ira de Deus que deveria provar pelos pecados da humanidade. A pressão foi tanta que ele suou gotas de sangue. Lucas 22:44 “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” – Imagine se pudéssemos ver cada situação que acontecerá conosco? – A vida certamente seria um desastre.

Por Davi Oliveira

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Você é Nervoso?





Sentir raiva não é nenhuma coisa anormal - inclusive Jesus sentiu raiva quando se envolveu com os mercadores que estavam no templo tirando proveito dos peregrinos que vinham de longe. Caso seus animais não fossem aceitos para o sacrifício, os viajantes eram obrigados a adquirir outros, aprovados pelos sacerdotes e vendidos ali mesmo – com preço bem alto. Jesus ficou enfurecido e expulsou os exploradores do templo, e os chamou de ladrões. Quando os vendilhões tentaram pegar alguma coisa de volta, Jesus não permitiu - virando as mesas.(Leia Marcos 11:15 e João 2:14 ao 17).
Não há nada de errado em ficar nervoso desde que estar com raiva não nos transforme em monstros e nem que ela seja despejada nas pessoas ou coisas. Raiva sempre traz mais consequências do que suas causas. A raiva ainda é uma como criança pequena mas se não abrimos o coração para liberá-la através da compreensão e perdão, ela toma proporções gigantescas e se torna o pior sentimento que um homem pode sentir, o ódio. Eclesiastes 7: 9 “Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos” – Um cristão não pode admitir esse comportamento. Que isso  não vire uma marca registrada. A partir do momento que nosso nome está associado a algo negativo como: “Aquele irmão é nervoso”. - Isso se torna um problema.

                                    
                                             Veja agora 5 conselhos de Deus para lidar com a raiva.

- Orar para que seu coração seja transformado por Deus.
Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus um coração puro.”

- Evitar situações de ira – fuja de confusões ou atritos.
Salmos 37:8 “Evite a ira e rejeite a fúria.”

- Acaso irar, cuidado com suas atitudes quando motivadas pela raiva. Raiva pode fazer estragos e trazer remorsos.
Salmos 4:4 “Quando vocês ficarem irados, não pequem.”

- Se irar não prolongue por mais que um dia. No dia seguinte tudo deve estar perdoado.
Efésios 4:26 [...] e apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.”

- Suportar um pouco mais. Raiva não muda o coração da outra pessoa – só prejudica o seu apenas.
Romanos 15:1 “Mas nós, que somos fracos devemos suportar a fraqueza dos fracos.”

Por Davi Oliveira