terça-feira, 25 de agosto de 2015

Você tem ídolos?


“E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
Contudo os altos não foram tirados porque o povo não tinha ainda disposto o seu coração para com o Deus de seus pais.” II Crônicas 20:32-33
A passagem acima fala da história do rei Jeosafá, que após assumir o trono de Judá dedicou sua vida a fazer o que era reto diante de Deus – Entretanto não tirou os altos, que eram lugares destinados a adoração de ídolos. E ele não está sozinho. Os cristãos criticam os católicos pela devoção as imagens, mas eles podem ter ídolos tanto quanto eles.
Não pense que idolatria está longe de nós só porque não há nenhuma imagem postada em nossa casa. Nós podemos ser tão idólatras quanto qualquer outra pessoa, ou até piores já que os ídolos de hoje não são tão evidentes como os ídolos de ouro, prata ou madeira – Nós estamos em um período que provavelmente não reconhecemos os ídolos modernos. E talvez isso nos coloque em posição de maior perigo do que a idolatria passada. Muitos de nós estamos afogados em uma espécie de “idolatria inconsciente” ou “idolatria modernizada”.
 Existem muitas coisas em nosso coração que toma posição de deus. Sim! Existem ídolos que o coração faz “Erguer ídolos em seu coração” Ezequiel 14:4 – Idolatria acontece quando algo é elogiado ou estimado excessivamente, é tudo que sua atenção e dedicação são atraídos fortemente a ponto de comprometer sua devoção a Deus (até mesmo sem perceber). O romancista Graciliano Ramos afirmou certa vez “Tenho passado a vida a criar deuses  que morrem logo, ídolos que depois derrubo. Uma estrela no céu, algumas mulheres na terra”.  Sim! Sua bela casa, seu carro do ano, sua roupa sem igual, sua lindíssima voz, sua carreira brilhante, seu prestigiado cargo, seu celular, a cultura - Até a moda pode ser um ídolo e tudo que faz sua cabeça e a deixa distante da mente de Cristo pode ser um ídolo.
Salmos 106:36 “Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram uma armadilha para eles”.

Os ídolos mais comuns de nossa geração, nem se parecem tão ídolos assim aos nossos olhos, mas nós sabemos de onde eles costumam vir e listamos uma lista de sentimentos e situações básicas que você deve ficar atento para não gerar um ídolo:


Profundo apego a história pessoal, ou uma busca intensa pela auto-promoção! Quando você está disposto a fazer qualquer coisa para deixar uma ótima imagem de sucesso para as pessoas. A vaidade está muito relacionada ao que pensamos sobre o que as pessoas pensam de nós. Seu ídolo pode ser muito bem seu perfil na rede social que está sempre enfeitado para chamar atenção.


Você está ocupado demais para segurar a porta para alguém? Seu carro está muito limpo para dar carona a alguém? 
Orgulho é um amor próprio exagerado. Que coloca o eu acima de qualquer coisa e princípio e está mais perto de arrogância.
“Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração” Provérbios 16:5
Orgulho é extremamente perigoso porque fortalece outras coisas como teimosia e perfeccionismo, por exemplo. A pessoa orgulhosa sempre quer fazer a coisa certa, a grande coisa – Até mesmo sem medir as consequências. É provável que uma pessoa orgulhosa  não seja capaz nem mesmo reconhecer sua atitude arrogante – Pelo menos não a tempo de corrigi-las!


Seus ganhos
Tem coisas que parecem uma corrida por uma boa causa, mas apenas parece!
“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”. Romanos 1:22
Nós temos que tomar cuidado até com os desejos mais profundos do coração, para que eles não tomem uma proporção idolátrica.  Pode se tornar uma ganância. Como aquilo que você mais quer comprar por puro capricho.

“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.” Colossenses 3:5

“Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram.” Isaías 2:8

Qualquer coisa que chama a atenção do coração e ocupa nossa imaginação mais do que a Deus. Qualquer coisa que você esteja disposto a tudo para conquistar pode se tornar um ídolo. Tudo que você não para descansar, pode se tornar um ídolo.


Suas Perdas
Uma ótima chance de você testar a si mesmo a fim de descobrir os ídolos de seu coração é perder coisas. A maneira que você fica quando perde coisas, pode revelar que elas tinham um trono em seu coração. Perdas são de suma importância para enxergar onde seu coração estava apegado. “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:34

Por Davi Oliveira

sábado, 22 de agosto de 2015

Nós queremos avivamento - Mesmo?



Todos nós queremos avivamento – Mas a impressão que temos é que o desejo dos cristãos é que ele venha e fique dentro dos templos apenas. Na verdade, existem muitas dúvidas sobre as pessoas saberem o que realmente significa um avivamento. Principalmente entre os pentecostais.

A maioria das pessoas confundem avivamento com histeria insignificativa, comportamento extravagante e outras coisas que colocamos junto a palavra avivamento.  Mas nada disso tem nos levado a se preparar para receber um avivamento verdadeiro, e nem chamando a atenção do céu para que Deus nos conceda a oportunidade de experimentar um avivamento. Nós estamos vivendo a era que talvez os corações estejam frios para Cristo como nunca estiveram antes. Esta é a era que estamos mais divididos, mais hipócritas, mais rudes, mais cegos e outros mais que não deveríamos ser. 

A igreja parece estar tentando criar um avivamento, usando muita música, dança, ecumenismo e outras coisas para personificar um avivamento.  Mas a realidade é que estamos  longe de um avivamento na sua verdadeira essência.  Nós deveríamos lembrar do que faziam e do que acontecia nos avivamentos da história da Igreja. Se lermos as Escrituras Sagradas, principalmente o livro de Atos dos Apóstolos podemos verificar que estamos muito longe daquilo que a palavra avivamento significa.
Alias, o que estamos buscando é realmente um avivamento? - Nossos corpos se movem, nossas mãos se levantam para Deus – Mas nosso coração está duro como uma pedra. 

Um avivamento significa; (E essa é uma definição básica)

Um novo comportamento –  “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17
Você está disposto a mudar, renunciar?

Os frutos do Espirito implantados em nós como ferramenta para suportar as provações da vida e cumprir a vontade de Deus –  “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência , benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.” Gálatas 5:22
Você está disposto a praticar essas coisas? 

Um avivamento verdadeiro é aquele que deve nos levar até mesmo a chorar pelos nossos pecados – “Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.” Neemias 8:9
Você está disposto a reconhecer que precisa ser mudado?

Obedecer a Deus – “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:29
 Você está disposto a obedecer?

E anunciar a mesma graça que nos salvou para outras pessoas – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15
Você está disposto a pregar sem medir a quem?

Por Davi Oliveira



segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O que você sente ao ver isso?


Nós ouvimos muitas coisas acerca da imagem acima. Muitos chamam de blasfêmia, ultraje, desrespeito, sacrilégio, entre outras coisas. Mas, é preciso parar antes de lançar maldições gospel ou se sentir provocado e refletir calmamente e profundamente para elaborar nossa “defesa cristã”.  Como está escrito em Provérbios 14:12 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. “ - Sim, até para fazer o que achamos que é certo deve haver um minuto de análise.
Mas a verdade é que não existem momentos melhores para definir como está ou qual o efeito que o evangelho tem feito em nosso coração com o passar do tempo, do que esses “inusitados” acontecimentos que prendem totalmente nossa atenção. Afinal o que seu coração desperta ao ver essa imagem? Qual é sua reação? Se você usar cada pontinho desse como um segundo precioso para pensar , o que terá concluído no final? Vamos pensar por alguns segundos.......................................................................................................................................................................................................................................................................................
Fim de tempo! – E quantas coisas passaram pela sua cabeça? Você ficou revoltado? Você se sentiu desafiado? Você disse que essa pessoa vai pagar um preço caro por isso? Você se sentiu ofendido? Você queria estar lá para pregar que ela vai para o inferno? Você decidiu se vingar e começou a dizer por todos os cantos palavras de raiva contra os homossexuais? Você sentiu um ódio incontrolável misturado com justiça?  
Agora repare as coisas que você pensou, e as coisas que Jesus disse:

Mateus 5:7 “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;”
Mateus 5:10 “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.”
Mateus 5:39 “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;”
Mateus 5:40 “E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;”
41 “E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.”
Mateus 5:44 “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”
Mateus 6:15 “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”



Se você olhou a imagem e sentiu compaixão pela alma da pessoa, você está compartilhando o mesmo sentimento de Cristo. Mas se você olhou a imagem e sentiu qualquer coisa que não seja amor ou compaixão, deve refletir melhor sobre o que o evangelho tem feito com seu coração. Quando Jesus estava na cruz, ele mesmo disse "Pai, perdoa-os porque não sabem o que fazem", agora é a nossa vez de dizer que ela não sabe o que faz, mesmo fazendo totalmente consciente. No final das contas nós temos que olhar para nós mesmos, depois de olhar para a imagem.

II Coríntios 13:5 “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”

Por Davi Oliveira